RAF Station Thruxton

Posted by Administrator (Admin) on May 31 2009
Noticias >>

Correu-se hoje em Thruxton mais uma prova do campeonato inglês de Superbikes. Cumpriu-se uma prova do calendário mas a notícia não são as corridas, é o próprio circuito.

De uma beleza pouco comum em circuitos de corridas motorizadas, Thruxton tem um carisma e umas condições naturais que poucos podem ostentar. O imenso relvado do Hampshire proporciona um palco para motas que só dá vontade de lá andar, quer na pista quer a olhar para ela.

Thruxton, 1945

Construída originalmente em 1941 em plena WWII como base aérea militar, ficou como conhecida como Royal Air Force Station Thruxton pelos ingleses e por USAAF station 407 ID TX pelos americanos que também lá estacionaram a sua Ninth Air Force, que depois do desembarque aliado acabou por se mudar para França.

Situada 8 Km a oeste de Andover em Hampshire, a base alojou inicialmente os característicos aviões de observação Lysander, enquanto ainda era construída, para mais tarde receber bombardeiros e até foi centro de instrução de planadores, tais eram as suas condições orográficas, isto para além de lá estacionarem esquadrilhas de caças, como os magníficos P-51 Mustang. As três pistas disponíveis, cujos ângulos de aproximação estão assinalados na fotografia acima, tinha na sua pista principal (08-26) um comprimento de 1.126 metros, necessários para bombeiros "fully armed" e com depósitos adicionais descartáveis, tendo-se mantido ao serviço até 1946

 

 Durante o D-Day foi usada para aviões classe "C" de transporte de pessoal e Planadores, ocupando pela sua proximidade um papel importantíssimo no desembarque aliado. Depois de desactivado para fins militares, o aeródromo ainda foi usado para fins civis como escola de voo e uso de aviões privados. Em 1950 começaram lá as corridas de motas, com o famoso troféu de endurance Thruxton 500, continuando-se a correr lá desde então. A designação de Thruxton 500 vem do facto de essas provas percorrerem a distância de 500 milhas (800 Km).

Traçado de Thruxton - 3.793 metros

Em 1952 começaram a correr lá automóveis, embora apenas ocasionalmente, mantendo-se sempre as motas. O evento mais importante que se corre lá, do nosso ponto de vista, é o campeonato de British Superbikes. Como curiosidade adicional, acrescente-se que Mike "The Bike" Hailwood ganhou lá em 1958 a prova das 500 milhas de resistência aos comandos de uma Triumph 650, e que foi depois da Triumph ter ganho em 1969 os três lugares do pódio que a marca Britânica decidiu criar uma mota competitiva de produção que baptizou exactamente de "Thruxton", em homenagem ao circuito de beleza incomparável.

Presentemente, a famosa pista tem um revestimento novo e apresenta um conjunto de serviços que cobrem não só as necessidades para a competição motociclistica como automóvel e ainda disponibilizam alojamento, catering, centro de conferências, restaurantes, cursos de condução, instalações para celebrar casamentos, campismo, etc, tudo a preços impensavelmente acessíveis.

Ora se é barato, vamos lá dar uma voltinha.

 

 

 

 

 

 

Last changed: Jun 01 2009 at 6:18 PM

Back